A Prefeitura de Suzano já contratou uma empresa que ficará responsável pela elaboração do novo Plano Diretor. A expectativa é concluir o documento antes do recesso parlamentar deste semestre. Segundo a secretária de Obras e Infraestrutura Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, a empresa Inplenitus Projetos, Gerenciamento e Fiscalização de Obras Ltda. foi a vencedora da licitação e deve iniciar os trabalhos após o Carnaval.
A meta era que o Plano Diretor do município fosse votado em 2014, quando a vigência do plano atual terminou, porém, não foi o que aconteceu. Em abril, a administração já havia iniciado o processo licitatório para contratar a empresa que ficaria responsável pela elaboração do documento, mas o certame foi suspenso. Agora, a licitação foi finalizada, assinada e homologada ontem.
"A empresa dará o suporte técnico para nós. Nossa equipe é muito pequena, então nós não temos 'pernas' para tocar todos os projetos que gostaríamos, por isso a gente acaba terceirizando", afirmou. Segundo a secretária, dentro do suporte técnico que a empresa prestará estão o desenvolvimento do texto da lei e os desenhos de planilhas. "Tudo será feito com orientação dos técnicos da prefeitura. Haverá também a discussão junto com a sociedade. Fizemos a primeira etapa, na qual levantamos todas as informações. Agora vamos transformar em um projeto de lei".
Carminha disse ainda que o próximo passo, será apresentar os textos do projeto em audiências públicas para discussões e possíveis alterações. Após essa última etapa, o documento será encaminhado para votação na Câmara. "Faremos isso até o meio do ano. Antes do recesso parlamentar", garantiu. "Depois de aprovada, homologada e publicada, já podemos usar esse novo Plano Diretor".
O Plano Diretor é um direcionamento para o crescimento da cidade, ou seja, é um documento que estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano do município. Esse é um instrumento básico da política de desenvolvimento das cidades que engloba também a expansão urbana. (F.F.)