As fortes chuvas que caíram em Mogi das Cruzes causaram alagamentos em alguns pontos do município, o que fez a Defesa Civil decretar o estado de alerta. As inundações ocorrem nos distritos de César de Souza, Brás Cubas e Jundiapeba, além da região central da cidade. A previsão é que nos próximos dias a chuva continue constante, com trovoadas e com curtos períodos de sol.
Alguns dos pontos de alagamentos foram registrados na avenida Paulo VI, em César de Souza, e na avenida Francisco Ferreira Lopes, na altura da rua Benedito Sérvulo Santana, em Brás Cubas. Segundo a prefeitura, o volume de chuva entre 7 horas de sábado e às 7 horas de domingo apontou 64,1 milímetros de precipitação pluviométrica.
A administração municipal informou ainda que "nos últimos três dias, o volume acumulado é de 96,6 milímetros. Desde o dia 1º, a cidade já registrou 161,7 milímetros. Apesar de estarmos ainda no dia 11, o índice já é superior aos registrados em todo o mês de janeiro de 2015 (79,4 milímetros), janeiro de 2014 (124,3 milímetros) e janeiro de 2013 (150 milímetros)".
Durante o final de semana, o município registrou pancadas de chuvas ao longo do dia. Sábado foi o dia que registrou a chuva mais forte. A tempestade começou no fim da tarde, depois de uma manhã de calor intenso. Por causa da chuva, vários pontos de alagamentos foram registrados. De acordo com a prefeitura, "os problemas foram ocasionados pelo acúmulo de água superior à capacidade do sistema de drenagem e, após a chuva, a água escoou". Ontem, o rio Tietê estava com 3,08 metros de altura.
Os motoristas que passaram neste final de semana pela avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, enfrentaram trânsito na altura do Mercado do Produtor, no Mogilar. Um trecho da via ficou interditada, pois com a chuva, parte da obra realizada pela Secretaria de Serviços Urbano deslocou com a água. Na manhã de ontem, o buraco foi consertado. A obra para implantação da boca de lobo teve início na sexta-feira e servirá para ajudar no escoamento da água.
A previsão é que a chuva continue intensa nos próximos dias em Mogi. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), hoje e amanhã a temperatura máxima será de 28 graus. Na quinta e sexta-feira, o clima fica menos quente, chegando aos 26 graus. Já o final de semana deve ser chuvoso e a temperatura não deve passar de 27 graus.