A Prefeitura de Itaquaquecetuba cobrou da MRS Logística e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a limpeza dos dutos que passam sob a linha férrea da cidade. A decisão foi tomada ontem, em reunião realizada na Secretaria de Governo, entre membros da administração, da empresa e vereadores.
De acordo com o relações públicas Mário César Vilhena, a MRS fará uma vistoria em todos os seus dutos e também a limpeza onde for necessário. "Vamos vistoriar locais nos bairros Tipoia, Aracaré, Vila Japão, Vila Esperança, Pedreira, Vila Bartira, Estação e Vila Sônia. Após essa inspeção faremos a limpeza da tubulação para melhorar a vazão de água".
Segundo o secretário de Obras, Roberto Kimura, essas ações visam evitar enchentes constantes que acontecem principalmente no túnel conhecido popularmente como "buraco do Gibi", local embaixo da linha de trem utilizada pela MRS. "Esse é mais um passo que estamos dando para minimizar os problemas dos alagamentos na cidade, essa limpeza nos dutos é de extrema importância e é uma ação que tem que ser feita o quanto antes por uma determinação do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB)", disse Kimura.
O secretário também confirmou que a CPTM será notificada para que faça a manutenção da tubulação que passa sob seus trilhos. "Membros da CPTM participarão da vistoria que iremos fazer juntamente com a MRS em todos os locais pertencentes as eles e que estão entupidos ou com problemas por causa da sujeira, ampliando o impacto dos alagamentos na cidade".
Também estiveram presentes no encontro os secretários de Serviços Urbanos e Governo, Eduardo Akira e Sônia Maziero, respectivamente, e os vereadores Arnô Ribeiro (PROS), o Arnô Cabeleireiro, Adriana Aparecida Félix (PR), a Adriana do Hospital, e Simone Patrícia Soares (PHS), a Simone do Posto.