As obras do Itaquá Garden Shopping estão adiantadas e quem passa em frente o empreendimento pode notar que o terreno já foi aterrado e que a estrutura começa a tomar formas, com mais de 20 pilares instalados e alguns trechos de laje concluídos. O futuro centro de compras da cidade também tem quase metade dos espaços comercializados e fechou contrato com 13 grandes redes de lojas dos setores de roupas, calçados, fast foods, entre outros. A previsão é que o local seja inaugurado no segundo semestre.
O Grupo Tenco, responsável pelo empreendimento, informou que atualmente ocorre a finalização da execução da terraplanagem e fundação, que estão com mais de 90% executadas. "Iniciamos também a montagem da estrutura pré-moldada do shopping". Segundo a empresa, 40% dos espaços já foram comercializados e a perspectiva para este ano é positiva. "Estamos animados com o grande número de contatos de interessados em reservar um espaço no mall, tanto pelo site, telefone e consultores comerciais que já estão na cidade".
O Shopping também vai contar com três lojas âncoras: Renner, Riachuelo e Supermercado Nagumo. O centro de compras confirmou a presença de 10 grandes redes, que já foram contratadas, como a Besni, Burguer King, Cacau Show, Camisaria Colombo, Giraffas, Kalunga, Lojas União, Magic Games, O Boticário e Polo Wear.
O empreendimento terá um estacionamento com capacidade para até 926 veículos, cinco elevadores, quatro escadas rolantes, e ainda um total de 218 espaços para lojas. A praça de alimentação ainda vai contar com 21 lojas e dois restaurantes. O Cinemark também foi confirmado como a rede de cinemas do novo shopping com seis salas.
Capacitação
Quando a obra foi lançada, no ano passado, a Teco havia informado que ofereceria cursos de capacitação em Itaquaquecetuba, para treinar a mão de obra local. Inclusive, as pessoas do canteiro de obras poderiam ser aproveitadas para trabalhar no shopping. Por meio de nota, a empresa informou que isso deve ocorrer por meio de parcerias com instituições locais incluindo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Dessa forma haverá "a qualificação de mão de obra, por meio de palestras de capacitação, e com cursos de atendimento ao cliente, gestão de carreira, finanças pessoas", segundo informou a Tenco. As datas de inscrições ainda não foram definidas, mas serão divulgadas posteriormente, com o número de vagas disponíveis. A empresa ainda adiantou que uma equipe de Recursos Humanos (RH) deverá percorrer locais estratégicos na cidade, como instituições de ensino para captar currículos de interessados pelas oportunidades no shopping, seja na administração direta ou lojas contratadas. A estimativa é que o centro de compras gere cerca de 6 mil empregos.