Sustentabilidade
Se o projeto do deputado estadual Marcos Damasio (PR), que estimula a economia de água com a implantação de sistema de captação de água da chuva nos prédios de órgãos públicos estaduais, ainda aguarda para ir ao plenário da Assembleia Legislativa, outra importante iniciativa voltava à sustentabilidade foi aprovado.
Captação
Foi aprovado em dezembro o projeto do deputado sobre a inserção de painéis para a captação de energia solar nos projetos arquitetônicos dos órgãos do Estado de São Paulo. O objetivo da proposta é gerar economia, permitir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente e vale para novas construções e futuras reformas em unidades públicas. Para entrar em vigor aguarda apenas a sanção do governador.
#VocêMesário
E com o objetivo de atrair jovens eleitores para trabalharem como mesários nas Eleições Municipais 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está promovendo no Estado a Campanha #VocêMesário.
Motivado
O TRE avalia que, quando um eleitor se inscreve espontaneamente para trabalhar no dia do pleito, ele se sente motivado a atuar como mesário e exerce as suas funções com consciência da importância do seu papel para a democracia do país.
Redes sociais
A iniciativa busca atingir jovens por meio de mídias sociais (Facebook, Twitter e You Tube), com uma página sobre o tema no site do tribunal, agora reformulada, de cartazes afixados em cartórios eleitorais e em universidades e órgãos públicos e da distribuição de panfletos.
Folgas
O trabalho de mesário oferece vantagens, como dois dias de folga para cada dia trabalhado e critério de desempate em concursos públicos.
Confusão
Por falar em eleições, as novas regras para as eleições de 2016 ainda não estão muito claras para os candidatos. Entre as mudanças para este ano está o a que define que os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto.
Reforma
A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.