Zoneamento e mais
Além da mudança no zoneamento da cidade, que deverá ser o principal projeto a ser discutido na Câmara Municipal neste ano, o presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PMDB) voltará a investir em duas outras importantes iniciativas: o Passe Livre em Mogi e o "Prouni Municipal".
Prouni
O "Prouni Municipal" é uma ideia do próprio presidente da Câmara. A ideia é fazer uma espécie de permuta das dívidas públicas que as universidades têm com a Prefeitura em troca de bolsas de estudos, que irão beneficiar os jovens de baixa-renda moradores de Mogi, além de servidores municipais. Por muitos anos ele busca concretizá-lo, porém, uma série de empecilho travam a implantação. De volta à presidência, o peemedebista deverá tirar o projeto da gaveta.
Passe Livre
À frente da Comissão Permanente de Educação da Câmara em 2015 e responsável pela criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) sobre o assunto, Araújo visitou diversas cidades que já implantaram o Passe Livre para estudantes, como Poá e Suzano. O estudo sobre a viabilidade do projeto em Mogi, inclusive, já foi finalizado. Um anteprojeto está sendo elaborado. A proposta tem o apoio popular, mas pode ser inviabilizada devido aos custos e ao orçamento apertado.
87 mil
Mogi tem 87 mil alunos, incluindo a rede municipal, estadual, particular, de ensino técnico e nível superior. Deste grupo, Araújo acredita que 17 mil estão cadastrados no Sistema Interligado Mogiano (SIM), ou seja, são usuários do cartão SIM. A proposta do peemedebista é garantir o benefício para todos os estudantes que precisam, independentemente da questão financeira. O requisito principal será a distância. Ele poderá ser concedido para quem estuda a mais de 2 quilômetros de distância de casa.
Derrota e vitória
Apesar das derrotas (com D maiúsculo) do União na Copinha, Mogi tem muito o que comemorar. Além de voltar a ver o time da cidade, as partidas no novo Nogueirão estão sendo transmitida pelos canais ESPN, TV Brasil e SporTV.
Bonito
Completamente reformado, o Nogueirão ficou bonito na TV, com um gramado e um público de dar inveja a muitos times profissionais por aí. Seria importante, apenas, que o nome Mogi das Cruzes fosse colocado de forma mais visível em um algum ponto do estádio (no placar, em alguma placa de publicidade, na pista ao lado do campo, na parede, enfim...), para que todos saibam que a "peleja" está sendo realizada em terra mogianas.