A Prefeitura de Suzano realizou na tarde de ontem a primeira reunião oficial para a criação do Comitê de Estratégias de Enfrentamento da Dengue em todo o âmbito municipal. O grupo, formado por membros de todas as secretarias, ficará responsável por planejar ações que minimizem os índices da doença, além de agir em conjunto na prevenção, diagnóstico e tratamento.
Dentre as principais diretrizes do comitê será o incentivo do envolvimento da população nas ações locais, considerando que 90% dos criadouros do mosquito da dengue ficam dentro das residências.
"É uma missão complexa, porém estamos unindo forças administrativas, além de chamar para compor esse grupo as entidades de bairro e a comunidade em geral. Suzano é um município com mais de 100 mil residências e é humanamente impossível, com nossas equipes, dar conta de vistoriar, orientar e corrigir os focos do mosquito transmissor", argumentou o secretário-adjunto de Saúde, Romero Lima, que coordenou os trabalhos do comitê.
Para simbolizar a campanha contra da dengue deste ano, a Prefeitura de Suzano fará no dia 29 de janeiro uma ação em todos os bairros no entorno das unidades de saúde com o intuito de mobilizar os moradores no combate ao mosquito. "
Nossa intenção é orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados. Queremos mobilizar todo o município, incentivando inclusive a permanência desses hábitos preventivos para todo o ano, uma vez que o combate é intensificado até o mês de julho, período esse de maior volume de casos", lembrou o diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Aguiar.
As equipes de combate à dengue continuam com o trabalho no município. As ações de busca por criadouros do mosquito e fiscalizações foram reforçadas em locais propícios como borracharias, locais de descarte, além do atendimento às denúncias.
A principal orientação à população é acabar com os criadouros: pontos de acúmulo de água limpa, local ideal para a reprodução do mosquito. Nesta época de chuvas, qualquer recipiente abandonado nos quintais e terrenos pode ser um criadouro em potencial.