Desde sábado, quando ocorreu uma forte tempestade, até a madrugada do domingo, quando as chuvas intensas continuaram, as bases do Corpo de Bombeiros localizadas na região atenderam a 18 chamados de ocorrências em, pelo menos, cinco municípios.
A maior parte das solicitações, conforme a pesquisa feita pela reportagem, veio de moradores de Ferraz de Vasconcelos, que realizaram sete ligações para o 193. Em seguida, foram registrados seis chamados provenientes de Poá, três de Itaquaquecetuba, um de Suzano e um de Mogi das Cruzes. Todos relativos a casos de inundação, seja em veículo, ruas, casas ou estabelecimentos comerciais.
De acordo com o levantamento obtido com os bombeiros, os números são parciais e, até o fechamento desta reportagem, não havia vítimas fatais e nem feridos com gravidade. Ainda conforme os dados da corporação, os pedidos de auxílio partiram, em Ferraz, da avenida Brasil, centro, Jardim Triângulo, Jardim Temporim, Jardim Freire e Vila Andeyara. De Poá, a cidade mais castigada pelas chuvas, foram oriundos do centro. De Itaquá, da estrada Válter da Silva Costa, Rio Abaixo, Jardim Fiorello e Vila Bartira. Suzano teve uma solicitação da estrada de Santa Mônica, no Ipelândia e, em Mogi, pontos de alagamento na avenida Francisco Ferreira Lopes, na Vila Rubens. 
O tenente Everton Oliveira Pinheiro de Godoi, do 17º Grupamento de Bombeiros (GB), esteve ontem, assim como funcionários da Defesa Civil das prefeituras, vistoriando trechos que foram inundados e avaliando as condições em municípios como Poá, Ferraz e Suzano. "Hoje (ontem) o que encontramos foram moradores já voltando para suas casas, fazendo a limpeza nos imóveis. Mas no sábado, teve escola que ficou com vários desabrigados", descreveu.
Furtos 
Além das ocorrências que precisaram do empenho dos bombeiros, que utilizaram inclusive botes para salvar as pessoas em Poá, houve casos isolados de furtos, em que alguns se aproveitaram para literalmente "pescar" objetos perdidos, que flutuavam ou eram levados pela correnteza, apoderando-se de perfumes de lojas de cosméticos, colchões e outros itens.