Arujá é a 84ª melhor cidade do Brasil em desenvolvimento socioeconômico. Quem aponta é a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acaba de divulgar o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Com a nota de 0.8519, o município lidera o ranking do Alto Tietê e ocupa a 50ª colocação no Estado São Paulo. O ano base do relatório é 2013.
Para medir o IFDM das mais de cinco mil cidades brasileiras, a Firjan calcula individualmente, a partir de estatísticas públicas oficiais, a evolução anual das áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde. Com variáveis de 0 a 1 (nota máxima), a classificação é dividida por estágios de desenvolvimento baixo (0,0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), médio (0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1).
Individualmente, o principal indicador da cidade é a Educação (0.9188), avaliada por meio de dados de matrículas na educação infantil; abandono no ensino fundamental; distorção idade-série no ensino fundamental; professores com ensino superior no ensino fundamental; média de horas aula diárias no ensino fundamental e resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental.
Na sequência, figuram a Saúde, com IFDM 0.8800, e Emprego e Renda, com 0.7569.
Evolução
Em comparação ao IFDM 2012, a cidade de Arujá subiu 27 posições no ranking estadual e 38 no ranking nacional. Com relação às cidades do Alto Tietê, em 2012 a cidade estava atrás de Mogi das Cruzes e Santa Isabel e agora aparece na primeira colocação. O relatório completo do IFDM 2013 pode ser acessado no link www.firjan.com.br/ifdm.