Em pouco menos de dois anos, mais de 4 mil residências, 500 apartamentos e 20 comércios passaram a contar com gás encanado em Suzano, sendo 30% da meta estipulada pela Comgás. A instalação da rede, iniciada em 2014, está com quatro das 11 fases de trabalho concluídas até o momento. Atualmente, os serviços estão sendo feitos na Vila Urupês.
O programa de expansão da rede de gás natural encanado em Suzano terá prosseguimento até 2018. A meta é que sejam instalados mais 295 quilômetros de rede de distribuição na cidade. Somados aos 48 quilômetros de canal que já existiam em Suzano, totalizam ao final do projeto 343 quilômetro de rede, segundo a empresa. A expectativa é que até o final dos trabalhos sejam beneficiados 13,5 mil residências e 7 mil apartamentos (condomínios verticais), além de pequenos e médios estabelecimentos.
Até o momento, foram contemplados com a rede de gás natural os bairros Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Imperador, Parque Suzano, Vila Figueira, Vila Adelino, Conjunto Residencial Iraí, Jardim Paulista, Jardim Santa Helena, Jardim Monte Cristo, parte da região central, Jardim Suzanópolis, Jardim Portugália, Jardim Nazareth, Vila Amorim, Vila Urupês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Lincoln e Jardim Cacique.
Segundo a Comgás, os próximos bairros a receber o sistema são Jardim Maitê, Jardim Realce, Jardim Suzano, Jardim Altos de Suzano, Jardim Caxangá, Veraneio Juruá, Parque Residencial Casa Branca, Chácaras Faggion, Jardim Vitória, Jardim Carlos Cooper, Jardim Modelo, Vila Maria de Maggi e Vila Maluf.
Benefícios
O gás natural pode ser utilizado em residências para fogão, aquecedor de água, lareira, churrasqueira, calefação e na climatização de ambientes. Já o comércio e setor de serviços podem utilizar o energético em fornos, fogões, fritadeiras, climatização e geração de energia. Segundo a empresa, se trata de sistema seguro e que é totalmente executado pela companhia em todas as suas fases, até mesmo na manutenção após a instalação e o uso. (C.M.)