Moradores do bairro Vila Municipal, em Mogi das Cruzes, reclamam de problemas na rede de esgoto. De acordo com um dos autores da reclamação, o esgoto além de estar vazando na rua, também causa problemas dentro das casas próximas.
Morador há cerca de 10 anos do bairro em que fica localizada o vazamento, na rua Ana Ferreira de Oliveira, 122, Carlos Roberto Macedo e seus vizinhos se queixam de problemas na rede de esgoto dentro e fora de suas residências. "Há duas semanas estou com o esgoto vazando no banheiro da minha casa. O cheiro chega a ser insuportável, dentro da minha residência e na rua", comenta o morador.
Macedo explica que os funcionários do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) chegaram a verificar o problema na rua e em sua casa, porém nada foi solucionado. "Eles foram duas vezes até a minha residência, olharam e não fizeram nada a respeito", ressalta, indignado, o autor da reclamação.
Em resposta, a Prefeitura informou que o Semae realiza manutenções constantes no bairro. Este procedimento sobrecarrega as tubulações, provocando pontos de vazamento e entupimento - além de retorno do esgoto para as casas, nas situações mais graves. Durante o verão, quando as chuvas são mais constantes, essas ocorrências tornam-se mais comuns.
A autarquia prometeu enviar uma nova equipe ao local para executar uma limpeza na rede, mas a solução definitiva do caso depende da separação das redes de água pluvial e de esgoto.
*Texto sob supervisão do editor