A partir do dia 1º de janeiro, a Central de Agendamento do SIS - Sistema Integrado de Saúde de Mogi das Cruzes, passará a atender pelo telefone 160. Mais simples, de fácil acesso e memorização, porque só tem três dígitos, o novo número substituirá o 0800-770-5585 com a mesma qualidade de serviços já prestados à população.
A novidade foi anunciada na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli, durante evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que reuniu autoridades, gestores e colaboradores. No evento o prefeito entregou o cartão SIS de número 200.000 para Jaquelyne Maria da Silva Vilella, que trabalha na área da saúde há quase 20 anos
No evento também foi apresentado um balanço do funcionamento do SIS entre os meses de janeiro e outubro deste ano. Dentre os índices que se destacaram está o atendimento da Central SIS. De acordo com o balanço, ao longo dos 10 meses foram recebidas 391.668 ligações, número inferior ao de chamadas efetuadas pela central que chegou a 536.972.
De acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), essa diferença entre um dado e outro é resultante da funcionalidade do sistema. "Em vez de o paciente ficar atrás da Saúde, nós é que ficamos atrás deles. Nós é que ligamos, mandamos mensagens para orientar as pessoas corretamente, informar sobre a data do exame, o local da consulta, por exemplo, e também para não as deixar esquecerem. Até outubro foram mais 300 mil ligações dos pacientes para a Prefeitura e mais de 500 mil ligações da Prefeitura para os pacientes. Então nós invertemos realmente essa questão. É um sistema muito organizado", avaliou. Para o prefeito, o SIS é hoje, sem dúvida, um dos melhores sistemas de saúde pública do país.
Bertaiolli destacou ainda que a alteração do telefone para 160 visa a facilitar a vida do paciente. "Nós estamos construindo muitos equipamentos de Saúde, mas nós precisamos organizá-los. O Sistema Integrado de Saúde de Mogi precisa ser aperfeiçoado dia a dia. Agora nós estamos dando mais um salto de qualidade, simplificando o acesso ao sistema de saúde. O número que utilizavam era um número muito complexo, que ninguém grava. Então vamos simplificar. Da mesma forma que criamos a CURE 192, estamos lançando o SIS 160", comentou.
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusátis, por sua vez, destacou a importância do mogiano fazer o cartão SIS, bem como manter os dados cadastrais sempre atualizados. "Por meio do cartão SIS, e do prontuário eletrônico, todas as informações do paciente, consultas, exames, medicamentos, são disponibilizadas em um histórico que pode ser acessado em qualquer unidade de Saúde do município", explicou o secretário. Ele enfatiza que o cartão SIS é gratuito e traz muita facilidade, não apenas para o paciente, mas também para o profissional da Saúde. "Mais importante do que fazer o cartão é manter os dados sempre atualizados. Muitas vezes a pessoa reclama que não recebeu contato da Secretaria, mas trocou de telefone e não nos informou, então não temos como encontrá-la", ressaltou.
Para obter o cartão SIS o mogiano deve procurar uma unidade de saúde, tendo em mãos o documento de identidade, CPF e um comprovante de endereço.