O Programa de Bônus da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) resultou na economia de 650,4 milhões de litros de água nos municípios do Alto Tietê, volume suficiente para garantir o fornecimento de água por 11 meses à população de Salesópolis. Inclusive, o volume economizado no mês passado é 42,63% maior que o do mesmo período do ano passado, quando a economia atingiu 456 milhões de litros.
No entanto, 16% dos consumidores na região, além de não terem economizado, excederam o consumo e tiveram de pagar multa, segundo informou a distribuidora. Nove por cento da população do Alto Tietê também registraram aumento no consumo, porém não tiveram de pagar a tarifa de contingência por se encontrarem dentro da faixa de consumo mínimo, que é até 10 metros cúbicos por mês, ou 10 mil litros.
O programa de bônus garante desconto de 10% na tarifa para quem reduzir o consumo entre 10% e 15%. Quem baixar o gasto entre 15% e 20% será bonificado com 20%. E quem reduzir o consumo em mais de 20% receberá um desconto de 30% no valor total da conta.
No Alto Tietê, 61% da população aderiu ao programa e conseguiu garantir o bônus na tarifa. Outros 14% também reduziram o consumo, mas não atingiram a faixa do desconto. Segundo a Sabesp, o volume de água economizado em novembro é suficiente para bastecer 197 mil pessoas por um mês, se for considerado o consumo médio diário de cerca de 110 litros por dia por pessoa, de acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os dados divulgados pela distribuidora refere-se aos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Suzano e mais os Bairros da Divisa, em Mogi das Cruzes.
O programa de bônus foi implantado em 1º de fevereiro de 2014 para os moradores atendidos pelo sistema Cantareira. Nos meses seguintes, a ação foi ampliada para os municípios abastecidos pela Grande São Paulo, incluindo o Alto Tietê. Já a sobretaxa de 40% sobre o valor da tarifa de água para quem exceder até 20% a média do consumo ou 100% sobre o valor da tarifa de água para quem ultrapassar 20% da média.