Iniciada há mais de um mês pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), a obra de recapeamento de um trecho da estrada dos Fernandes, na Chácara Sete Cruzes, em Suzano, segue em ritmo lento. O Dat esteve no local nesta semana e conferiu que somente o asfalto antigo da faixa sentido bairro foi retirado até o momento. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro de 2016.
Segundo a Sabesp, estão sendo feitas obras de recapeamento no trecho onde foi assentada a adutora da empresa, local em que está sendo captada água do rio Guaió. No total são 3,6 quilômetros de via, começando na rua Manoel Sebastião, em frente à estação elevatória de água, e terminando no cruzamento da estrada dos Fernandes com a estrada do Pau-a-Pique.
Os trabalhos tiveram início no dia 3 de novembro e o prazo para conclusão é de 90 dias. No total, estão atuando nessa frente de serviços 12 empregados da empresa contratada pela Sabesp. Segundo a companhia, nem todos eles, porém, trabalham ao mesmo tempo, dependendo da atividade que está sendo realizada.
A estrada, que já estava bastante danificada em função das obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), ficou ainda mais esburacada após as obras de captação de água do rio Guaió, que terminaram em julho.
Para que fosse possível reforçar o volume de água encaminhado para a represa de Taiaçupeba, a Sabesp assentou um total de 9 mil metros de tubulação. O investimento no projeto, iniciado em fevereiro, foi de R$ 28,9 milhões. Com a execução dos serviços, muitos caminhões de grande porte circularam pela estrada, deixando o asfalto, que já era ruim, ainda mais cheio de buracos.
A situação precária da pista rendeu muita reclamação por parte dos motoristas que utilizam a via e também por parte dos moradores do entorno, que sofrem diariamente com os problemas da região.