Foi aprovado em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de anteontem, o primeiro projeto de lei de autoria do deputado estadual Marcos Damasio (PR). O projeto em questão é o de nº 780/2015, que possibilita a inserção de painéis para a captação de energia solar nos projetos arquitetônicos dos órgãos do Estado.
O objetivo da proposta do republicano é gerar economia, permitir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A proposta vale para novas construções e para futuras reformas em unidades públicas.
"Este projeto também visa a contribuir com a racionalização do uso da água, uma vez que as usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 70% da eletricidade do País. Apesar das chuvas recentes não podemos nos iludir, nossos reservatórios não estão recuperados. Toda economia é bem-vinda", defende Damasio, acrescentando que está muito feliz pelo primeiro projeto de sua autoria a ser aprovado ter conteúdo sustentável. O documento segue agora para aprovação do governador Geraldo Alckmin.
Os painéis solares para captação da energia solar estão entre os mais confiáveis e eficientes do mundo, com um índice de conversão de 21,5%. O produto ainda tem custo elevado, porém o benefício de economia e sustentabilidade compensa o investimento, além de seu retorno rápido.