A Prefeitura de Suzano vai oferecer a partir de janeiro de 2016 atividades culturais e esportivas para mais de 4 mil pessoas por meio do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Serão dez núcleos espalhados pela cidade, que proporcionarão a democratização e descentralização de atividades como zumba, música, dança, teatro, ginástica, artesanato, caminhada, lutas, entre outras. 
Ontem teve início a capacitação dos agentes sociais e coordenadores que farão parte do PELC. O curso, realizado na Escola Municipal Antonio Marques Figueira, tem duração de 30 horas e é ministrado pelos formadores Rodrigo Terra e Joelma Cristina de quarta a sexta-feira. Ao todo, 70 pessoas participarão do programa. A previsão é que cada núcleo atenda cerca de 400 pessoas de todas as idades, inclusive pessoas com deficiência.
As atividades têm frequência mínima de duas vezes semanais com duração de uma hora. Também são previstos eventos mensais, trimestrais e semestrais, as chamadas atividades assistemáticas, como confraternizações, avaliação física, mostras e apresentações de trabalhos realizados, entre outros.
"Atendemos mais de 2 mil pessoas atualmente nas atividades de cultura e lazer da cidade. Chegaremos a 4 mil com este programa, que tem finalidade social e que será muito importante para Suzano", afirmou o secretário de Cultura, Suami Paula de Azevedo.