As prefeituras da região já começaram a pagar aos servidores municipais o abono salarial de final de ano. Em alguns casos os funcionários receberam a primeira parcela no mês de aniversário, em outros o pagamento inicial foi feito recentemente. Porém, de acordo com as administrações ouvidas pela reportagem, nenhuma delas encontrarão dificuldades para pagar aos servidores o 13º salário.
Em certas cidades do Estado, como São Vicente e Cubatão, ambas na Baixada Santista, as prefeituras revelaram que terão de esperar o repasse de recursos de outras esferas de governo para arcar com o salário extra.
O Executivo de Suzano informou, por meio de nota, que já efetuou a primeira parcela do abono de final de ano e já reservou, no cronograma, para quitar a cota final dos valores. "O pagamento do 13º salário está incluso normalmente no cronograma. Assim como nos últimos anos, o prazo legal do pagamento é dia 30 de novembro (1ª parcela), que, inclusive, já foi efetuada, e 20 de dezembro (2ª parcela)". A prefeitura ainda revelou que ao todo serão pagos em salários extras cerca de
R$ 14 milhões.
Por sua vez, a Prefeitura de Mogi das Cruzes destacou que o primeiro pagamento ocorreu entre os dias 17 e 18 de novembro. A segunda parcela está programada para cair na conta dos servidores nos dias 14 e 15 de dezembro, cinco dias antes do prazo final. Mogi reservou aproximadamente R$ 20 milhões para quitar os salários extras.
Os servidores da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos receberam a primeira parcela do 13º salário no mês de aniversário. O saldo devedor, de acordo com a Secretaria de Administração, será pago até o dia 20 deste mês. Em Poá, os funcionários receberam anteontem, em cota única, o salário extra. Até o fechamento desta edição, o Executivo Itaquaquecetuba não havia respondido sobre o assunto.