Em ano eleitoral, o cenário político tradicionalmente costuma ser bastante movimentado. No entanto, para 2016, as previsões, segundo esotéricos, é de que a política regional seja marcada também por casos de corrupção, tanto na esfera executiva quanto na legislativa.
De acordo com o tarólogo Marcos Ritton "as prefeituras do Alto Tiete serão bastante afetadas, de forma quase que geral, por escândalos". Já as Câmaras serão marcadas por "quebra de decoro, cassações de vereadores, além de muitas brigas e confusões".
A previsão é de que muitos vereadores não se reelejam, havendo consequentemente uma grande renovação no legislativo de todos os municípios. Além disso, apenas dois ou três prefeitos da região conseguirão permanecer no cargo. "A maior parte das cidades terão novos prefeitos", afirmou.
Já em relação às eleições municipais de Mogi das Cruzes, Ritton estima que o ex-prefeito Junji Abe, mesmo com as dificuldades judiciais para se candidatar, irá conseguir resolvê-las. "Ele ganha em primeiro turno como prefeito de Mogi", disse.
Com base na numerologia, a terapeuta holística Roseli T, por sua vez, estima que em Mogi haja um segundo turno. "Será uma disputa muito acirrada em porcentagens. Temos Marcos Damásio e Marco Soares para o segundo turno", frisou, destacando o atual secretário municipal de Saúde, Marcello Cusátis, como o terceiro candidato no pleito.