Mogi das Cruzes poderá ganhar um novo polo da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). A novidade foi anunciada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) na manhã de ontem, durante reunião com Grêmios Estudantis que participaram da elaboração do Plano Municipal da Juventude. De acordo com Bertaiolli, a proposta é que cursos da Fatec sejam ministrados em algumas salas de aula da escola estadual Professor Firmino Ladeira, localizada no bairro Mogi Moderno.
"Existe uma ociosidade muito grande na Firmino Ladeira, que é uma escola muito grande e que chegou a ser citada como uma das unidades que passariam pela reorganização de Ensino promovida pelo Governo do Estado. A nossa proposta é que as salas não fechem. Mas que a escola receba em 50% do prédio, e existe espaço para isso, cursos de graduação da Fatec para todos os jovens", disse.
Para o chefe do executivo mogiano, a medida, que ainda encontra-se em estudo, cria mais oportunidades para que os jovens mogianos tenham acesso ao ensino profissionalizante. "Precisamos descentralizar a Fatec para que ela esteja próxima da casa dos jovens, principalmente nos bairros, e assim, eles tenham acesso aos cursos", comentou.
A dirigente de ensino de Mogi das Cruzes, Rosania Morales Morroni, por sua vez, destacou que o ensino regular da unidade escolar estadual não deve ser prejudicado se essa medida virar realidade "A escola não será prejudicada em nada e as aulas seguirão normalmente. Ninguém vai suprimir classe. Nós possuímos salas ociosas, então temos que colocar nesses espaços o que dá para ser colocado em benefício dos próprios jovens. No caso da Firmino Ladeira, a situação geográfica e a compatibilidade do prédio são adequadas para a implantação de uma Fatec", frisou.
Por fim, a dirigente informou ainda a possibilidade de que essa descentralização também seja aplicada em outras unidades do município. "A escola Galdino Pinheiro Franco, em Brás Cubas, também é uma possibilidade para colocarmos uma segunda Etec. É um prédio grande, bem ocioso, então temos que otimizar e aproveitar esses espaços em beneficio da comunidade que precisa", concluiu.
Por meio da Assessoria de Imprensa, o Centro Paula Souza, responsável pelo gerenciamento das Fatecs, informou que "irá analisar a proposta da Prefeitura".