Itaquaquecetuba terá suas dez primeiras câmeras fixas de monitoramento instaladas até janeiro de 2016. A cidade, que não conta com esse sistema atualmente, deverá oferecer maior segurança para os moradores a partir do funcionamento dos equipamentos.
Segundo a prefeitura, os locais onde as câmeras serão instaladas estão sendo definidos de forma estratégica pelo comando da Guarda Civil Municipal (GCM). A expectativa é que a região central, principais vias e bairros de divisa sejam contemplados.
Nas redes sociais, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) enfatizou as ações adotadas pela administração municipal para aumentar a sensação de segurança na cidade e reduzir os índices de criminalidade.
"Compramos mais sete viaturas para a GCM que serão entregues ainda em dezembro e estaremos instalando nas próximas semanas câmeras de segurança em locais estratégicos da cidade. Estamos investindo, apoiando a Polícia Militar e o governo do Estado, que são responsáveis pela nossa segurança", destacou o tucano.
Ele destacou ainda que a corporação tem trabalhado para combater os pancadões na cidade e recuperar veículos roubados. "Eles estão fazendo um grande trabalho, com certeza, é a melhor GCM da região hoje", avaliou o prefeito.
Fim de ano
Para garantir a segurança dos consumidores neste final de ano, o ônibus de monitoramento da GCM permanecerá na praça Padre João Alvarez durante o mês. O veículo, que conta com câmeras que são controladas pelos guardas, serve também como base para os agentes que fazem ronda pela área central.