O distrito de Brás Cubas comemorou ontem 62 anos de fundação. Para marcar a data, o centro comercial do local ficou bastante colorido. Centenas de pessoas, de diversas localidades do município, foram as ruas prestigiar o tradicional desfile cívico, que este ano teve como tema "Córrego do Gregório, seu futuro em nossas mãos".
Durante o evento, que contou com a presença de vereadores, deputados e secretários municipais, alunos de escolas municipais e estaduais do distrito desfilaram e se apresentaram com suas respectivas bandas e fanfarras. Também participaram da homenagem o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, bem como funcionários do Hospital Municipal e outras entidades.
Na ocasião. o vereador Juliano Abe (PSD) destacou a grandiosidade do distrito, que reúne cerca de 115 mil habitantes, sendo o segundo mais populoso de Mogi. "Acho que se Brás Cubas decidisse se emancipar ele conseguiria se manter sozinho. Ele conta com uma arredação de tributações que faria com que ele conseguisse se autoadministrar. Isso nos dá uma dimensão da sua grandiosidade", disse.
Abe ressaltou ainda que a data de ontem serve não apenas para comemorações. "Serve também para que possamos refletir. O distrito possui realidades diferentes. Ao mesmo tempo que apresenta regiões bem desenvolvidas, com suas industrias, por exemplo, há também muita áreas periféricas que precisam de atenção".
Pensando nesse constante desenvolvimento o deputado estadual Marcos Damásio (PR), que é de Brás Cubas, falou sobre a possibilidade do distrito abrigar um restaurante popular. "Brás Cubas é praticamente uma cidade dentro de Mogi. Nos últimos anos vem recebendo investimentos e realizando alguns sonhos, como o de ter o Hospital Municipal. No entanto, sempre tem algo a ser melhorado e é por isso que tenho lutado para trazer para cá alguns serviços. como o Bom Prato e o Poupatempo", comentou.
À noite foi celebrada uma missa de Ação de Graças, na igreja Nossa Senhora Aparecida e São Roque, na área central. No dia 10, será realizado um evento de conscientização ambiental sobre o córrego do Gregório. Já no dia 12, o distrito recebe a Operação Cata-Tranqueira, com atendimento a diversos bairros bascubenses.