Pouco mais de 2 mil pessoas se reuniram no último domingo, nos arredores do Ginásio Municipal de Esportes "Hugo Ramos", no bairro Mogilar, em Mogi das Cruzes, para conferir de perto as centenas de modelos de Fuscas e demais marcas da Volkwagem antigos que ficaram expostos. Ao todo, aproximadamente 900 carros participaram do 22º Encontro Nacional de Fuscas, promovido pelo Fusca Clube de Mogi das Cruzes.
"Todo mês, um Fusca Clube promove um encontro. Como esse (de Mogi) é tradicionalmente o último do ano, vieram clubes do País inteiro. O clima era de confraternização", explicava orgulhoso o organizador do evento e fundador do Fusca Clube anfitrião, André Takeda. "Viemos do Rio de Janeiro para prestigiar o evento do André. Mogi tem um dos melhores encontros de Fuscas Clubes", empolgava-se Anderson Pimenta, do clube "Duke´s", de Duque de Caxias, do Rio de Janeiro.
O empresário de São Bernardo do Campo, Sylvio Lemeszenski, de 62 anos, levou ao evento um dos xodós entre todos os fuscas em exposição. "Trata-se de um modelo 1950, raríssimo e com peças originais", gabava-se, exibindo o documento emitido pela montadora, que comprova sua originalidade. "Ele foi fabricado em 10 de outubro de 50 e veio para o Brasil em 26 de outubro daquele ano", constatou.
O proprietário, que tem o carro tatuado em uma das panturrilhas conta que o exemplar demorou aproximadamente seis anos para ser restaurado em todos os seus detalhes.Outro aficionado pelo Fusca é o também empresário Túlio Anaya, de 42 anos. Integrante do clube Hot Volks, da capital, ele trouxe a Mogi seu Fusca 1963, que também tem tatuado em um dos braços. "Não poderíamos faltar no encontro de Mogi, o André (Takeda, organizador do evento) está em todas com a gente. Sempre nos apoiando", afirmava.
Outro atrativo foi o mercado de peças raras e personalizadas para Fuscas e demais modelos antigos VW, assim como a apresentação de uma feira de carros e bicicletas do estilo LowRider.Uma arena exclusiva foi montada e contou com a presença ilustre de dois dos precursores da cultura lowrider no Brasil: Sérgio 'Japonês' e Antonio Carlos Batista Filho, o 'Alemão'; ambos participantes do programa de TV LowRider Brasil, exibido pelo Discovery.