Pouco mais de 15 mil pessoas se inscreveram no vestibulinho para concorrer a vagas nas Escolas Técnicas (Etecs) do Alto Tietê, segundo informou o Centro Paula Souza, instituto que também administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Também estão sendo oferecidas 2,15 mil vagas, o que caracteriza uma disputa de 7,12 candidatos por oportunidade.
Por ser a maior escola da região, a Etec Presidente Vargas é a unidade que concentra o maior número de vagas, 640, mas também é a que registrou o maior número de pessoas interessadas.
De acordo com a divulgação 6,73 mil candidatos prestarão o vestibulinho nesse local, o que configura uma disputa maior do que dez alunos por vaga.
O curso de Nutrição e Dietética, integrado ao ensino médio e de período integral, foi o mais procurado. Estão sendo oferecidas 40 vagas para um universo de 714 candidatos: 17,8 para cada cadeira. Essa relação candidato/vaga é a maior registrada entre todas as Etecs da região.
Na unidade de Suzano estão inscritos 2,31 mil aspirantes aos oito cursos oferecidos pela Etec. No geral há 7,23 pessoas disputando uma vaga nessa escola, que oferece 320 cadeiras. Se confirmado esse número de pessoas, o curso de Enfermagem será o mais concorrido, com 431 candidatos para 40 vagas. Uma relação de 10,7 alunos por oportunidade.
Demais unidades
Depois de Mogi e Suzano, é em Poá onde está a maior relação candidato/vaga. Na Etec da cidade são 1,62 mil aspirantes para ocupar 240 cadeiras nos seis cursos disponíveis. Administração integrada ao ensino médio, de período integral, é a disciplina com maior número de inscritos. O vestibulinho promete uma disputa de 14,1 candidatos por vaga.
Em Santa Isabel a concorrência pode ser a menos acirrada de todas. É nesta Etec onde é possível observar a menor relação entre candidatos e vagas. São esperados 699 alunos para 152 vagas, o que confere 4,6 pessoas por cadeira.
Em Arujá, a proporção é de 4,9 alunos por vagas e em Ferraz de Vasconcelos a disputa está em 4,79 por oportunidade. Já a Etec de Itaquaquecetuba tem 5,18 candidatos por vaga. (F.M.)