A escola estadual Doutor Deodato Wertheimer, da Vila Industrial, foi a vencedora do concurso "Jovem Prefeito por Um Dia", promovido pelo Conselho Municipal de Juventude. Foi a unidade de ensino que mais enviou propostas ao Plano Municipal da Juventude de Mogi das Cruzes. O anúncio foi feito pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), na manhã de ontem, durante reunião com os Grêmios Estudantis.
O Plano, que será entregue no próximo dia 11, na 2ª edição do Festival Mogiano da Juventude, foi concluído em novembro e teve a participação de cerca de 55 mil alunos da rede pública de todos os distritos da cidade. Ao todo foram recebidas mais de 300 propostas.
A Deodato Wertheimer apresentou 33 sugestões, das quais 28 foram validadas para o plano. A vice-campeã, escola estadual Isaac Grinberg, no Jardim Santa Tereza, apresentou 17 propostas, sendo 12 consideradas válidas.
Após o anúncio do resultado, a escola vencedora, pelo seu Grêmio Estudantil, deverá eleger um representante, que passará um dia ao lado do prefeito Bertaiolli vivenciando a gestão pública do município. O mesmo procedimento será adotado pela vice-campeã, que nomeará um aluno para atuar como o vice-prefeito mirim.
"Nosso objetivo integrar a juventude ao município, para que o jovem possa ter a clara compreensão de como uma cidade funciona e participar desse funcionamento, ajudando a administrar e a criar", destacou Bertaiolli.
A dirigente de Ensino de Mogi, Rosania Morales Morrone avalia que a iniciativa proposta pela Prefeitura é um "investimento na juventude mogiana". "Esse é o exercício da cidadania. Na maneira em que o jovem pensa e reflete sobre as politicas públicas, sobre o que ele pode sugerir, no protagonismo juvenil", comentou.
Já a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Alessandra Monteiro, falou sobre as pretensões em relação ao Plano. "A nossa expectativa é de que nos próximos anos tenhamos uma juventude ainda mais organizada. Que o movimento jovem, de fato, ocupe todos os espaços democráticos do município", concluiu. (SL)