O Plano Verão da EDP Bandeirante já está em andamento. O objetivo é garantir a segurança e a qualidade da distribuição de energia elétrica durante o período de chuvas. Os detalhes da ação foram anunciados pelo diretor geral da concessionária, Marley Antunes, que visitou ontem a redação do Grupo Mogi News de Comunicação.
Antunes ressaltou os mais de R$ 70 milhões investidos pela distribuidora de energia elétrica ao longo deste ano em ampliação, modernização e manutenção das redes, para dar maior segurança do sistema. "O período em que nós somos mais exigidos é o verão. Considerando que este deve ser o terceiro verão mais forte desde 1950, com aumento de tempestades e descargas atmosféricas, a EDP se preparou. Começamos pelos investimentos nos 28 municípios que atendemos. Implementamos três novas subestações, uma delas em Itaquaquecetuba. Ampliamos 15 subestações, aumentando em 12% a capacidade instalada do sistema", disse.
No Alto Tietê os principais investimentos foram para a substituição de 18,51 quilômetros de rede comum por cabeamento isolado; ampliação na subestação de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes; ampliação da flexibilidade da subestação de Poá; conclusão das obras da subestação Alex Petrasoli, em Itaquá, bem como a realização de 2.332 manutenções preventivas e preditivas em linhas de distribuição.
Outra ação de destaque no plano e que são realizadas de forma preventiva, as podas de vegetação próxima da rede elétrica. Ao longo do ano, mais de 360 mil ações deste tipo foram realizadas pela EDP, sendo 136 mil delas somente no Alto Tietê. "É sempre bom apontarmos que, para as podas de vegetação, tudo é feito respeitando o meio ambiente. Elas são necessárias pela questão de segurança, pois as árvores podem cair sob a rede elétrica, provocando acidentes. Além da própria queda em si, a preocupação é também com os riscos de choque elétrico e descargas. Por esse motivo nosso trabalho foi intensificado", comentou.
Por fim o diretor ressaltou que a preocupação da concessionária, além dos aspectos de prevenção, é também com a agilidade em solucionar os problemas diante das necessidades. "Já estamos com nosso contingente todo preparado para essas chuvas que devem vir. Ampliamos o efetivo de campo e também reforçamos nossos canais de comunicação para que consigamos atender toda a demanda neste momento de necessidade. É importante que os clientes nos liguem, principalmente os que estão nas pontas dos sistemas e mais afastados das subestações. Além disso, também podem fazer os chamados por meio do nosso site www.edpb.com.br ", concluiu o diretor..