A Defesa Civil de Itaquaquecetuba deu início ontem a Operação Verão 2015/2016, uma ação de gestão de risco com propósito de preservar vidas e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais.
Uma reunião realizada na sede da corporação definiu os detalhes e ações que serão realizadas neste período considerado de risco por causa do grande volume de chuvas e que todos os anos afetam as cidades da região.
O monitoramento já está sendo feito na cidade inteira e a equipe da Defesa Civil está em alerta e preparada para possíveis problemas. Entre os trabalhos realizados estão o monitoramento das áreas de risco e pluviométricos, mapeamento dos alagamentos, limpeza dos córregos e bueiros da cidade.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kléber Conceição, Itaquá dispõe de pluviômetros automáticos instalados em pontos estratégicos da cidade, que medem a quantidade de chuva que cai em até 92 horas.
Como parte do trabalho de prevenção, a prefeitura de Itaquá também está limpando e desassoreando os córregos da cidade. O objetivo é terminar dezembro com 95% dos rios com a manutenção realizada. Todo problema relacionado às chuvas em Itaquá deve ser contatado à Defesa Civil por meio do telefone 199.