Se depender do deputado estadual Marcos Damásio (PR), os distritos de Biritiba Ussu, César de Souza, Quatinga, Sabaúna e Taiaçupeba ganharão Agências de Correios Comunitárias - AGCs. O parlamentar encaminhou ofício (nº 182/2015) ao prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSDB), solicitando que seja avaliada a possibilidade de fechar parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para implantar as unidades nestes distritos.
"A distância desses distritos da área central e o número de moradores - são mais de 70 mil - justificam estudar com carinho a proposta de parceria da ECT. Peço à administração municipal que veja a possibilidade de atender esta demanda. Se não em todos os distritos ao mesmo tempo, que os mais populosos ou distantes sejam contemplados", avalia o parlamentar republicano.
Mogi vem crescendo em infraestrutura, em prestação de serviços e em qualidade de vida, portanto, enfatiza Damasio, se faz necessário estender cada vez mais a estrutura para os distritos e bairros periféricos.
Agências
As Agências de Correios Comunitária surgiram em 1º de dezembro de 2000 e onze anos depois contabilizavam 4.384 unidades para atender à meta do governo federal de universalização dos serviços postais.
O objetivo é viabilizar a prestação dos serviços postais básicos em pequenas localidades, com população superior a 500 habitantes, que não comportar uma agência tradicional para a prestação do serviço.
As agências comunitárias são fruto de parcerias entre os Correios e as prefeituras e órgãos de governo. Até este ano, a meta da ECT era expandir o número total de agências comunitárias em até 33%.