Em tempos de crise econômica, os cursos oferecidos pelo Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, tem oferecido oportunidades para os mogianos que buscam uma nova fonte de renda. A entrega de certificados do terceiro módulo de cursos realizada nesta quarta-feira (16/12), nos períodos da manhã e tarde no Pró-Hiper, contou com a participação de muitos alunos, que já estão trabalhando com o que aprenderam nos cursos.
Morador do bairro do Caputera, Edson Carlos Sassettoli descobriu uma nova profissão ao participar do curso de Confeitaria na unidade da Vila Natal. “Sempre gostei de mexer com a culinária e pela primeira vez resolvi fazer um curso do Crescer. Foi ótimo, tanto que já estou vendendo meus bolos e tenho muitas encomendas para o final do ano”, contou. O aluno, que também já trabalhou em comércio e banca de jornal, já pensa em abrir seu próprio negócio. “Pretendo abrir uma lanchonete para vender o que estou fazendo”, disse.
A arquiteta Daniela Alexandrino, do Parque Santana, também fez seu primeiro curso no Crescer neste final de ano. A formação em personal organizer trouxe novas perspectivas para o seu trabalho. “No momento estou como autônoma e sempre tive uma referência de que os cursos eram bons. Estou agregando o que aprendi aos meus projetos, posso auxiliar meus clientes a foram de organização de rouparia, closet, cozinha. Vejo o curso como um aperfeiçoamento para a minha carreira”, avaliou. Os cursos do Crescer são realizados três vezes ao ano nas quatro unidades do programa, localizadas na Vila Natal, Centro, Brás Cubas e Vila Brasileira.
A entrega dos certificados também contou com a presença de alunos mais antigos, que sempre voltam para aprender mais. Margareth Rosa de Amaral Tavares, do Mogi Moderno, já está ensinando o que aprendeu. “Vim para Mogi em 2012 e precisava aumentar minha renda para ajudar em casa. Meu pai era alfaiate, mas foi no Crescer que aprendi a costurar. Hoje, faço bolsas em patchwork e já tenho encomendas de moda verão, curso que fiz agora. Também já dou aulas de patchwork em casa”, disse.
Participaram da entrega dos certificados alunos das quatro unidades do programa e em espaços descentralizados. Neste último módulo do ano, 3.472 alunos concluíram os cursos realizados entre os meses de setembro e dezembro. A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, aproveitou o grande público do evento para fazer um alerta sobre a prevenção à dengue. “Nesta quarta-feira, o prefeito Marco Bertaiolli apresentou as ações do Dia D da Cidadania – Mogi no Combate ao Aedes aegypti, que será nesta sexta-feira, dia 18. Vamos todos fazer nossa parte. Sejam agentes em suas casas e nos seus bairros, vamos eliminar os criadouros do mosquito”, disse.