Representantes do Comitê Organizador da Olimpíada 2016 visitarão Suzano em 26 de janeiro para acertar detalhes do Revezamento da Tocha Olímpica, da qual a cidade participará. Esta é a segunda visita do grupo à cidade - a primeira foi em setembro - e terá o objetivo de acertar e demarcar os locais do trajeto. O município terá mais de 20 condutores. A Olimpíada acontecerá no Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto do próximo ano.
A Tocha Olímpica viajará por todo Brasil antes de chegar ao Rio de Janeiro, por isso, Suzano faz parte do trajeto final, já que estará na Região Metropolitana de São Paulo. Pouco antes de chegar ao estado vizinho, a Tocha ficará durante algumas horas na capital paulista e seguirá para as cidades vizinhas. Está previsto que a Tocha Olímpica fique em Suzano por algumas horas em 26 de julho. Para este dia, a prefeitura está programando uma grande comemoração e dia de lazer e esportes para os munícipes.
"A Tocha Olímpica deverá ser recebida na Praça Cidade das Flores, onde as autoridades estarão concentradas e onde faremos um grande evento esportivo e cultural para suzanenses de todas as idades. Nossa intenção é celebrar o esporte em nome desse grandioso evento esportivo que está tão próximo de nós", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Garcia, que está liderando a Força-Tarefa para o Revezamento da Tocha Olímpica no município.
Segundo o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), Suzano está preparada para receber um dos principais símbolos das Olimpíadas. "É um momento de muita emoção e, certamente, nosso município quer participar desta atividade", explicou. A previsão que a Tocha Olímpica passe pelas principais vias da cidade.
Tocha
O Comitê Organizador pediu que a Prefeitura de Suzano escolhesse quatro das mais de 20 pessoas que carregarão a Tocha Olímpica na cidade, levando em consideração a história delas na cidade e a importância delas para o esporte e a comunidade. Foram escolhidos Nelson Ueno, representando o esporte sênior, os atletas da terceira idade e a colônia japonesa; a lutadora de sumô e judô Luciana Watanabe, que desenvolve projetos educacionais por meio do esporte; o jovem Flávio Augusto Marques, de 13 anos, já campeão brasileiro de Taekwondo; e o atleta das piscinas Felipe França, campeão mundial em nado peito.
Os demais participantes do revezamento foram escolhidos pelos patrocinadores do evento - Coca-Cola, Nissan e Bradesco - que realizaram processos seletivos distintos para esta escolha.