O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê informa que as lojas do comércio varejista das oito cidades da região já podem estender o horário de atendimento: das 8 às 22 horas, de segunda-feira a sábado.
A ampliação do horário no comércio do Alto Tietê, autorizada em Convenção Coletiva de Trabalho pelo Sincomércio e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio), visa atender à demanda crescente de clientes que buscam presentes e artigos diversos com a chegada das festividades de fim de ano. A medida é válida desde o dia 1 e segue até o dia 31 deste mês de dezembro.
A exceção é para os shoppings centers da região, em que têm o atendimento previsto das 10 às 23 horas (normalmente o atendimento nesses centros de compras segue até às 22 horas) Segundo acordo entre Sincomércio e Sincomerciários, os estabelecimentos não deverão funcionar em 25 de dezembro e 1º de janeiro.
"A ampliação é feita todos os anos com o objetivo de facilitar a vida do consumidor, porque as festas de fim de ano são únicas para o comércio, uma vez que o cliente precisa comprar presentes para várias pessoas. Esse horário estendido, beneficiará a todos, com anuência de ambas partes: comerciantes e comerciários", comenta o presidente do Sincomércio, Airton Nogueira, que representa cerca de 18 mil estabelecimentos comerciais varejistas de oito municípios do Alto Tietê.
Segundo apurou o Sincomércio junto aos comerciantes, a intenção é de ampliar gradativamente o horário de funcionamento. A maioria dos lojistas afirmou ter planos de estender o horário atendimento até às 20 horas, até o dia 10 de dezembro. Após essa data, os lojistas - em especial, das grandes redes, atenderão até às 22 horas.
Na comparação ao mesmo período do ano passado, os lojistas acreditam que as vendas sejam mantidas no mesmo patamar ou cresçam até 5%.