A região central de Mogi das Cruzes começou a ser preparada para as festas de fim de ano. Na manhã de ontem, funcionários da empresa Trajeto Engenharia, vencedora da licitação da iluminação de Natal, instalavam uma árvore de luzes na praça Coronel Benedito Almeida. A administração municipal vai investir R$ 375 mil para decorar diversos pontos do centro. A decoração deve ser permanecer até o dia 20 de janeiro.
Aos poucos, o clima natalino começa a surgir na região central da cidade. As árvores naturais da praça receberão cordões de luzes. O contrato firmado entre a Prefeitura e empresa prevê ainda a decoração do Largo do Carmo, Casarão do Carmo, igreja Ordem Terceira do Carmo, Catedral de Santana, escola Coronel Almeida, Centro Cultural, rua professor Flaviano de Melo, Mercado Municipal, Teatro Vasques e praça Monsenhor Roque Pinto de Barros.
Segundo a Prefeitura, a empresa contratada tinha até ontem para executar a instalação do "Natal Iluminado 2015". Mas, diante da execução parcial, a Secretaria Municipal de Gestão Pública "instaurou um processo de penalidade, que pode gerar multa, pelo descumprimento dos termos do contrato".
Além da praça Coronel Benedito de Almeida, os funcionários da empresa instalavam cordões de luzes na fachada do Centro Cultural. A aposentada Vera Lucia Almeida, de 63 anos, acompanhou parte da montagem. "Está meio devagar o clima de Natal esse ano, mas acho que com os enfeites, as pessoas ficarão mais animadas. Acredito que com crise ou não os mogianos vão vir para o centro, nem que seja para comprar uma coisa mais barata. Na minha casa já coloquei os pisca-piscas", informou.
A estudante Caroline Oliveira, 19, acredita que os enfeites devem atrair muitas pessoas. "Tenho a sensação que o Natal ainda está longe. Essa árvore que estão montando é a primeira vez que vejo", acrescentou.
O valor pago pela Prefeitura para a instalação dos enfeites gerou críticas nas redes sociais.