O Cartório Civil do distrito de Taiaçupeba atende agora em novo endereço. Desde o último dia 23, o tabelionato passou a funcionar na avenida Prefeito Ribeiro Nogueira, 7.235 (Salão 2), às margens da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). A mudança gerou críticas.
A vereadora Odete Sousa (PR) criticou a forma como a alteração do endereço do cartório foi realizada. "Ninguém sabia sobre a transferência. O cartório funcionou normalmente no distrito até o sábado dia 21, mas na segunda-feira 23 permaneceu fechado. Somente na quarta-feira (25) é que fomos avisados por meio de uma cartaz colado na porta. A população ficou muito chateada , pois o cartório por quase 90 anos esteve em Taiaçupeba e fazia parte da história do distrito. Isso precisava ser respeitado. Antes de qualquer mudança, tinham que ter ouvido os moradores", avaliou.
De acordo com o oficial do cartório, tabelião Luís Ramon Alvares, a alteração de endereço teve por objetivo facilitar o acesso da população de Biritiba Ussu, que antes precisava se deslocar por um longo percurso até chegar à antiga sede, em Taiaçupeba.
"No bairro da Vila Moraes, o cartório, na prática, estará num ponto entre Taiaçupeba e Biritiba Ussu, regiões inseridas na nossa competência no que tange ao Registro Civil das Pessoas Naturais, tais como registro de nascimento, casamento, óbitos, entre outros", disse Alvares.
Alvares destacou ainda que com a alteração da localização o cartório passa a ser uma alternativa, próxima, acessível e sem trânsito, para a população da zona sul urbana de Mogi das Cruzes. "Agradeço imensamente aos queridos taiaçupebenses da sede do distrito, que tão bem acolheu o cartório por longos anos. Tenho a firme convicção de que a instalação do Cartório no novo local propiciará melhores condições para atendimento aos usuários do serviço, inclusive para os habitantes da Capela do Ribeirão", comentou.
Já o jornalista Heródoto Barbeiro informou na coluna "Jornal de Taiaçupeba", publicada no portalnews.com.br, que o oficial do cartório de Taiaçupeba, e o presidente da Sociedade Amigo de Taiaçupeba (SAT), Aparecido do Ó, avaliam a possibilidade criar uma extensão do cartório para atender a população do distrito.