A AGCO, fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas e detentora da marca Valtra, realiza no dia 10 de dezembro o processo seletivo para a formação da próxima turma do Projeto Pescar, que tem como objetivo qualificar jovens da região por meio do curso de "Iniciação Profissional em Produção Mecânica".
Para participar da seleção é preciso ter entre 16 e 19 anos, estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio ou já ter concluído, não ter formação técnica ou profissional e não ser filho de funcionário. Vale destacar que o curso é destinado a jovens de ambos os sexos, que pertençam a famílias de baixa renda, e que, pessoas com deficiência são bem-vindas ao programa.
Os interessados devem comparecer à unidade da AGCO em Mogi das Cruzes no dia 10 de dezembro para fazer a inscrição, seguida da prova. É necessário levar cópia da carteira de trabalho, da identidade, do CPF, do comprovante de residência e de escolaridade, além de uma foto 3x4 colorida.
O Projeto Pescar da AGCO visa o desenvolvimento profissional e pessoal de jovens em condição de vulnerabilidade social e econômica. Atualmente são centenas de voluntários, dezenas de gestores engajados e mais de 400 jovens formados nas quatro unidades fabris da AGCO, no Rio Grande do Sul (Santa Rosa, Ibirubá Canoas), e em Mogi.
O processo seletivo tem três etapas. A primeira é a avaliação escrita, realizada por meio de prova, com 20 questões de conhecimento geral e de redação (contar sua história de vida e o motivo pelo qual deseja fazer o curso).
A segunda de avaliação psicológica. Esta etapa prevê o desenvolvimento de dinâmicas de grupo e utilização de instrumentos específicos, que buscam avaliar a atenção e interação em grupo.
Por fim, a terceira etapa terá uma avaliação sócio-econômica, que consiste em visitar as residências dos jovens pré-aprovados na avaliação psicológica para a confirmação da carência e diagnóstico da realidade, estrutura e comprometimento familiar.