A Prefeitura de Suzano deverá desocupar o Edifício Nacional e transferir as quatro pastas instaladas no local para o novo prédio que está sendo construído na esquina das ruas Paulo Portela e Paulo Alfredo Hilbert, em frente ao Fórum. A mudança está prevista para acontecer em 2016.
Conforme o Dat apurou, o espaço conta com 6,5 mil metros quadrados. Para se ter uma ideia, o Paço Municipal tem 4,6 mil metros quadrados de área construída. No total são 60 salas comerciais no novo imóvel, além de estacionamento e uma grande área no térreo.
O objetivo da prefeitura é alugar todo o prédio para abrigar secretarias e utilizar o espaço no térreo para atendimento ao público, como é feito no Edifício Nacional, onde a população pode solicitar documentos, certidões, entre outros serviços prestados pela administração.
O prédio é de propriedade do empresário Juliano Filippeli, que possui outros imóveis para locação na cidade. O Dat apurou que, apesar de a prefeitura ainda não ter assinado contrato, o aluguel do empreendimento já estaria acertado informalmente com o proprietário.
Atualmente, o Edifício Nacional abriga as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Assuntos Urbanos, Meio Ambiente e Obras e Infraestrutura. O prédio, localizado na rua Baruel, quase em frente ao Paço Municipal, foi locado pela gestão anterior, do ex-prefeito Marcelo Candido (sem partido).
Em 2013, o imóvel passou por readequações em sua estrutura, o que incluiu modificação interna e no setor de atendimento ao público, para dar mais conforto a quem precisava dos serviços e, principalmente, para reduzir as filas de espera. Em um segundo momento, foi feita a correção da fachada, a limpeza e a pintura interna e externa.
Administração
O Dat questionou a prefeitura sobre o motivo da mudança, a data em que as pastas devem ser transferidas, se o contrato de locação do prédio da rua Baruel terminará em breve e qual o valor do aluguel que passará a ser pago, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.