A Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes se reunirá, amanhã, com o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, e com representantes das empresas CS Brasil e Princesa do Norte, concessionárias do transporte público municipal na cidade. A Prefeitura e as empresas devem apresentar aos vereadores dados sobre a ampliação dos pontos de recarga dos cartões SIM (Sistema Integrado Mogiano). A expectativa é de que as novas medidas possam reduzir o pagamento de embarques em dinheiro, o que tornará as viagens mais rápidas e seguras.
O encontro ocorrerá a partir das 10 horas, na sala de reuniões Sérgio Nogueira, na sede do Poder Legislativo. A ampliação dos pontos de recarga foi solicitada pela Comissão de Transportes, no dia 17 de agosto, durante visita às instalações da empresa CS Brasil com a presença do secretário Xiol e de representantes da Princesa do Norte. Na ocasião, o grupo se comprometeu a providenciar o credenciamento de novos pontos de recarga e a fazer a implantação de novos recursos, como instalação de terminais de autoatendimento em locais de grande concentração pública. A expectativa é de que na próxima terça-feira sejam apresentados dados sobre a ampliação da rede.
O vereador Claudio Miyake informa que, em agosto de 2015, o índice de uso do cartão SIM era de 80%. Apesar de expressivo, o dado indica que cerca de 20% dos passageiros ainda usa dinheiro para pagamento das passagens. A intenção da Prefeitura é baixar esse índice até que se chegue a um único dígito. A medida é considerada importante porque torna as viagens mais rápidas e, principalmente, mais seguras, uma vez que deverá haver redução nos assaltos aos ônibus. O parlamentar destaca, no entanto, que a redução dos pagamentos em espécie depende diretamente da existência de uma boa rede de pontos de recarga.
"As pessoas só vão utilizar o cartão se a recarga for rápida e prática. Elas precisam recarregar o cartão perto de suas casas, nos próprios bairros. Do contrário, vão continuar pagando com dinheiro. Várias cidades, como Sorocaba, Santos e Campinas, já conseguiram resultados positivos com índices muito altos de uso dos cartões. Mogi das Cruzes deve caminhar na mesma direção", ponderou Miyake.
Pontos de ônibus
Durante a reunião, a Comissão de Transportes também deverá solicitar a Xiol informações sobre o processo de ampliação das coberturas de ônibus da cidade.