A Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes promovem hoje o "Dia D" da Campanha Novembro Azul. Durante todo o dia, funcionários do Hospital Municipal de Mogi estarão à disposição para tirar dúvidas sobre câncer de próstata e como se prevenir. Das 14 às 15h30, haverá um talk show com profissionais especializados, que será transmitido ao vivo pelo site: www.mogidascruzes.sp.gov.br. Para incentivar a campanha, todos os colaboradores vestirão azul. 
A ideia do talk show surgiu depois da Campanha Outubro Rosa, onde médicos, psicólogos e especialistas prestaram informações e tiraram dúvidas sobre o câncer de mama. "Agora é a vez dos homens saberem um pouco mais sobre o câncer de próstata e esclarecerem tudo o que for necessário para prevenir essa doença", explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli.
A participação no evento é gratuita e aberta também às mulheres, que podem levar as informações aos maridos, pais e familiares. O bate-papo contará com a presença de seis especialistas: o médico oncologista e coordenador de Gestão Hospitalar da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Paulo Villas Bôas de Carvalho; o clínico geral Carlos Alberto de Assis Junior; o urologista Guilherme Schmidt Unterkircher; o psicólogo José Roberto Maiolo; o diretor do Hospital Municipal, Matheus Gomes; e o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
Além disso, postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) realizam, até o final de novembro, exames de PSA para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento no último ano. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento do exame e receber as instruções necessárias para a coleta do material. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção do câncer de próstata.