A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi classificada na Etapa Estadual do Prêmio Brasil Sorridente e receberá Menção Honrosa pelos serviços prestados à população. A iniciativa foi criada há 10 anos pelos Conselhos de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde, com objetivo de garantir reconhecimento aos municípios brasileiros com destaque na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. A cerimônia de entrega dos troféus e diplomas será realizada hoje, às 19 horas, na sede do Crosp - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Para aferir pontuação aos concorrentes, a comissão julgadora avalia critérios estabelecidos na Resolução CFO-124/2013. Dentro do item "Financiamento em Saúde", por exemplo, o município é pontuado tomando por base o percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde. Na área de "Controle Social" são avaliadas a legislação de criação do Conselho Municipal de Saúde, sua composição paritária e atividades. A coordenação municipal de saúde bucal, por sua vez, deve ser exercida por cirurgião-dentista, enquanto a assistência odontológica básica é pontuada com base nos números de equipes da estratégia de saúde da família (ESF) e de equipes de saúde bucal (ESB).
Mas algumas ações pontuais garantiram destaque para o município. "Mogi concorreu com cidades maiores e ainda assim conseguiu a menção. Estamos no caminho certo e isso nos estimula a melhorar cada vez mais, oferecendo um serviço com maior acesso e abrangência", avalia o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cid Roberto Cury.