O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) será um dos palestrantes do 8º Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES), realizado nos dias 24 e 25 de novembro, na sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), em Brasília (DF). O chefe do executivo ministrará a palestra "A Relação Construtivista da Gestão Municipal e o Desenvolvimento do Ensino Superior - Case Mogi das Cruzes" no primeiro dia do evento, em que abordará o modelo de planejamento educacional mogiano, que se tornou referência para vários municípios.
"O investimento na educação infantil e ensino fundamental muda por completo o cenário educacional para os próximos anos e as futuras gerações. Recentemente, recebemos a nota A na área de educação no IEGM (Índice Efetividade da Gestão Municipal do Estado) do Tribunal de Contas de São Paulo, considerando a gestão de nossa cidade altamente efetiva. Estamos formando uma geração melhor preparada para o futuro, pois crianças que começam a estudar mais cedo têm melhores oportunidades na vida adulta", disse.
Em 2013, o modelo de ensino da rede municipal mogiana foi destaque na reportagem da revista Exame "Quanto antes, melhor investir na criança. Mogi já faz isso".
Desde o ano de 2009, foram construídas 53 novas creches e escolas de educação infantil e cinco Centros Municipais de Programas Educacionais (Cempres). Estão em obras mais um Cempre e 12 novas creches.
"A área de educação, assim como a saúde, sempre foi prioridade. Em 2009, o Programa Escola de Tempo Integral teve início com 543 alunos no ensino fundamental e hoje são 10 mil crianças com idade entre 6 e 10 anos, que ficam o dia todo na escola. Considerando a educação infantil, área em que criamos 7,5 mil vagas, temos 21,5 mil crianças que estudam em período integral em Mogi das Cruzes", afirmou o prefeito.