Desde que assumiu a gestão municipal, em janeiro de 2013, o prefeito de Itaquaquecetuba Mamoru Nakashima prioriza setores que antes passavam por dificuldades. Um dos exemplos é a qualidade da merenda escolar servida aos mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino.
Diariamente, a Secretaria Municipal de Educação oferece cerca de 41,5 mil refeições nas 75 unidades escolares da Prefeitura e mais 17 creches comunitárias, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Escolinha de Trânsito. O cardápio é minunciosamente elaborado por nutricionistas atendendo a rigorosos requisitos nutricionais, para que as refeições sejam balanceadas, visando suprir as necessidades das crianças e jovens, no que tange ao seu desenvolvimento físico e intelectual.
Todos os dias são oferecidos gêneros alimentícios na merenda escolar, que são fundamentais para a boa aprendizagem dos alunos. Carne, frango, legumes, arroz, feijão e frutas, fazem parte da gama de alimentos disponíveis na merenda.
"Quando assumi a Prefeitura, os pais reclamavam que era oferecido só suco e bolacha. Como médico, sei da importância de uma boa alimentação para o ser humano, ainda mais nessa idade escolar. Sem contar que Itaquá é um município carente, e tem muitas crianças que dependem muito dessa alimentação. Tenho muito orgulho, como prefeito, oferecer boa merenda para nossos alunos. Gosto de visitar as escolas de surpresa, e acompanhar se está tudo sendo servido da forma correta, e ouvir a opinião dos pais", ressalta Mamoru.
Uma equipe de nutricionistas também é responsável por supervisionar a qualidade do que está sendo servido, e zelar para que, o que foi determinado como cardápio, seja seguido à risca. As visitas as escolas são periódicas. Ainda como controle a própria unidade escolar é responsável por gerar relatórios de acompanhamento da merenda.