O ministro Mauro Campbell do Superior Tribunal de Justiça (STJ) esteve na manhã de ontem na Universidade Braz Cubas (UBC) para o encerrar o evento "Os Grandes Mestres", organizado para comemorar os 50 anos do curso de Direito da instituição. De setembro até agora, grandes nomes da área jurídica de expressão nacional estiveram em Mogi das Cruzes para compartilhar experiências e debater assuntos atuais com estudantes e profissionais da região.
Também já estiveram no Campus para o evento "Os Grandes Mestres" os ministros Luis Felipe Salomão Luís Felipe Salomão, do STJ, que palestrou sobre "Meios extrajudiciais de solução de controvérsias: Mediação e Arbitragem", Antonio José de Barros Levenhagen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, debateu sobre a "Relevância Institucional do Tribunal Superior do Trabalho", e o ministro Paulo Moura Ribeiro, também do STJ, que explicou "As influências do novo CPC no Código Civil de 2002".
Campbell abriu o debate para falar sobre o Direito Público na Jurisprudência do STJ, assunto que, segundo ele, é importante debater entre os acadêmicos porque a justiça brasileira tem evoluído, mas ainda há uma dificuldade dos profissionais em entenderem as nulidades de um processo. O ministro já garantiu presença em um próximo evento, sem data agendada, para explicar como funciona o STJ e mostrar uma sessão virtual.
"Sempre que sou convidado para participar de eventos, principalmente acadêmicos, fico muito grato porque é uma oportunidade que temos de explicar, por exemplo, como funciona o Superior Tribunal de Justiça. É uma maneira que tenho de incentivar os profissionais de Direito a acreditarem no sistema, porque eu acredito", avalia o ministro.
50 anos do curso de Direito
O curso de Direito da Universidade Braz Cubas, a UBC, comemora, em 2015, cinco décadas de existência. O curso foi autorizado em 1965 e reconhecido por Decreto Presidencial, em 1969. "No início das atividades, em 1965, figuravam entre os professores notáveis juristas que dedicaram o ensino da ciência jurídica aos alunos que passaram pelos bancos escolares de um dos cursos de Direito mais tradicionais de todo o Estado de São Paulo", destacou a coordenadora, Silmara Faro. No último dia 19, a Câmara de Mogi entregou o título de "Honra ao Mérito" à UBC, em razão dos 50 anos de fundação do curso de Direito. A condecoração é resultado de uma parceria entre os vereadores Mauro Araújo (PMDB) e Juliano Abe (PSD).