Ferraz de Vasconcelos já abriu e licenciou 1.301 empresas durante um ano de operação do Via Rápida Empresa. Disponível no município desde novembro de 2014, o programa permite a realização de serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades, a partir de um único atendimento. De responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa tem gestão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.
Ferraz foi a segunda cidade do Alto Tietê a ser contemplada com o Via Rápida Empresa, que foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em maio de 2012. De acordo com o titular de Indústria e Comércio, Elio de Andrade Filho, a procura pelo programa foi significativa, resultando em 1.518 processos de abertura de empresas. Destes, apenas 217 não foram deferidos por não cumprirem as exigências necessárias.
"O programa está funcionando muito bem em Ferraz. Estamos com uma demanda grande e atendendo de maneira eficaz todos aqueles que nos procuram. Antes do Via Rápida Empresa, o processo de abertura de empresa era bem mais burocrático, já que, em vez de fazerem tudo pela Internet os empresários tinham de comparecer em todos os órgãos que exigiam o licenciamento, para se informarem, ou firmarem cadastros iniciais", complementa.
Os interessados no Via Rápida Empresa devem comparecer à Secretaria de Indústria e Comércio, que funciona no Palácio da Uva Itália, que fica na rua Pedro Foschini, número 200, na Vila Romanópolis, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone 4674-7800.