O Instituto Abaré Socioambiental inicia hoje, a partir das 9 horas, a revitalização da praça Sumiyoshi Nakaharada, no Jardim Nova em Itaquaquecetuba. A iniciativa faz parte do projeto "Eco Agentes de Olho no Meio Ambiente", que realiza semanalmente oficinas de educação ambiental com crianças e jovens do bairro de Itaquá, e é subsidiado pela Itaquareia, empresa que faz parte do grupo de mantenedores do Instituto Abaré Socioambiental. Os próprios moradores do local ajudarão no processo de revitalização e a ação deve terminar por volta das 11 horas.
Segunda a bióloga e educadora ambiental do Instituto Abaré, Flávia Casali Rossi, foram os próprios participantes do projeto "Eco Agentes de Olho no Meio Ambiente", que identificaram a necessidade de melhorar o aspecto da praça para lazer e conveniência dos moradores. "Realizamos um trabalho de percepção ambiental com as crianças e os jovens para identificar as áreas de atuação no bairro. Além da melhora no aspecto da praça, trabalhamos a conscientização ambiental urbana com os temas: desperdício de água, animais abandonados, separação de resíduos e outros. Na praça, colocaremos playgrounds e floreiras", explica a bióloga. Também vai ser realizada uma ação de conscientização ambiental para que os moradores do entorno mantenham o espaço sempre limpo e conservado para as atividades.
O projeto acontece em parceria com a prefeitura do município e mostra como a iniciativa privada pode colaborar para a melhoria de vida e bem-estar da população.
O Instituto Abaré Socioambiental foi fundado em 2010 por várias empresas.