Agricultores familiares de Mogi das Cruzes, região que integra o cinturão verde paulista, aprenderão métodos de manejo e controle de pragas, doenças e nematoides em hortaliças, durante o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB). Hoje, pesquisadores da pasta, que atuam no instituto, ministrarão palestras sobre doenças e nematoides em alface, couve, almeirão, repolho, cebolinha e couve-flor. O treinamento será realizado na Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur). 
Serão abordados assuntos relacionados ao diagnóstico de algumas pragas e doenças, como hérnia, traça e nematoides, durante o Prosaf. Os pesquisadores do IB abordarão temas relacionados a sistemas mais sustentáveis de produção, com o objetivo de reduzir o uso em excesso de agroquímicos e realizar produção mais racional.
O evento em Mogi das Cruzes é organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Instituto Biosistêmico.