A Secretaria Municipal de Saúde participa, hoje, do evento Coração na Batida Certa, uma Campanha Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita promovida desde 2007 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (Sobrac). Das 8 às 13 horas, profissionais e voluntários estarão no Parque Centenário com a missão de orientar a população sobre os fatores de riscos que envolvem as arritmias cardíacas.
A programação começa às 8 horas com a recepção dos participantes e do público em geral. Às 8h30, será realizada uma caminhada pelas trilhas do parque. Às 9 horas, será iniciada a visitação dos estandes para a entrega de material informativo. Em seguida, às 10 horas, o cardiologista Fábio Dorfman, da Sobrac, fará uma palestra sobre o tema da campanha. Às 10h30, a equipe do Samu - Serviço Móvel de Urgência irá demonstrar técnicas de ressuscitação e, às 11 horas, haverá espaço para fórum e dúvidas.
O evento também promoverá um trabalho de captação de dados e informações que possam subsidiar novas ações voltadas para a redução do impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país. "As atividades programadas têm caráter educativo e devem servir de alerta para a população sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das arritmias cardíacas", afirma Dorfman.
O Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes: social, educativa e de orientação. A frente social é voltada para a conscientização da população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita. Já a educativa trabalha na disseminação e implantação de diretrizes e guias práticos de prevenção, enquanto a orientativa promove campanhas visando esclarecer a importância da realização de exames preventivos e acompanhamento das arritmias cardíacas por um profissional qualificado, que é arritmologista (especialista no diagnóstico, avaliação e tratamento da doença).