A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos formou um grupo de trabalho, denominado GT Acolhimento, para discutir a organização de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (Saica), no âmbito da política de Assistência Social. A primeira reunião aconteceu na semana passada no Centro de Integração da Cidadania (CIC).
Coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, o grupo é composto pelas secretarias municipais de Governo, Educação, Saúde e Fazenda, além do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, legislativo municipal e OFM de Assistência Social Betânia Lar Criança, organização executora do Saica no município. Cada órgão participa com dois membros, sendo um titular e um suplente.
Cabe ao GT Acolhimento apresentar minuta de resolução com parâmetros para os acolhimentos de crianças e adolescentes no município de Ferraz. A minuta, quando aprovada pelos órgãos, será o documento basilar para a estruturação, regulamentação e funcionamento dos serviços de acolhimento nas perspectivas, traduzindo todas as prerrogativas legais.