O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes fez uma doação, nesta terça-feira (16/11) à tarde, no gabinete, de 81 lenços para a ONG Laços de Amizade, que auxilia pacientes com câncer. Os lenços foram arrecadados em três locais – no prédio da Prefeitura, na sede da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes – e serão utilizados em arranjos de cabeça. A ação faz parte da programação das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que estimulam a conscientização e realização de exames preventivos contra o câncer de mama e de próstata.
“Esta é mais uma ação do Fundo Social e o resultado foi muito expressivo. Para as mulheres, receber um lenço é um gesto de carinho e de apoio na batalha contra o câncer, assim como os arranjos de flores que enviamos recentemente, tudo dentro da Campanha Outubro Rosa”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, ao lado do secretário-adjunto de Assistência Social, Edson Santos; da secretária-adjunta de Saúde, Rosângela Cunha; e do diretor-geral do Hospital Municipal, Matheus Gomes.
A presidente da ONG Laços de Amizade, Francesca Valenti, explica que serão montados kits com os lenços e estojos de maquiagem. Os kits irão para as pacientes do Hospital Luzia de Pinho Mello e para as mulheres que acompanham a ONG. “É uma doação muito importante e agradeço ao Fundo Social pela sensibilidade em colaborar com uma causa tão importante”, disse Francesca.
A Campanha Outubro Rosa teve 1.768 mamografias agendadas em 2015, número que representa um aumento de aproximadamente 40% em relação à campanha realizada no ano passado. Deste total, foram detectados 158 exames alterados, dos quais três casos de câncer de mama foram confirmados e encaminhados para tratamento. Já a Campanha Novembro Azul está em andamentro e este ano, além do câncer de próstata, também promove ações de prevenção ao diabetes e a hipertensão arterial. O objetivo é ampliar o atendimento e divulgar algumas das principais doenças que acometem os homens.
Para o câncer de próstata, durante todo o mês de novembro estão sendo realizadas coletas de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos nas unidades de saúde, desde que não estejam em tratamento com urologista e não tenham realizado o exame no prazo de 12 meses. Assim como ocorreu na Campanha Outubro Rosa, os resultados alterados serão encaminhados para consulta com especialista na área.
Os homens interessados em realizar os exames devem procurar uma unidade de saúde mais próxima para solicitar o agendamento. Na oportunidade, a equipe fará as orientações necessárias para o preparo da coleta que são: abstinência sexual total durante três dias que precedem a coleta de exame; não fazer atividade física ou trabalho pesado; não ter realizado nenhum exame que envolva a região pélvica durante três dias que precedem a coleta do exame (exemplos: colonoscopia e ultrassonografia).