Estudantes, pais e professores da escola estadual Professor Firmino Ladeira comemoraram a decisão da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes de manter a unidade na rede estadual de Educação. O prédio seria um dos quatro que passariam para as mãos da Prefeitura. De acordo com a dirigente regional Rosania Morales Morroni, a decisão de continuar com a unidade foi motivada pelo pedidos das mães de alunos da escola, que possui o programa de Tempo Integral. No entanto, ela informou que, no ano que vem, fará reuniões com os pais, estudantes e professores para realizar uma reorganização no local em 2017, pois a escola não tem demanda para todos os ciclos.
O clima em frente à escola do Mogi Moderno era de euforia. A cuidadora Neusa Sato do Nascimento, de 47 anos, afirmou que recebeu com alívio a decisão da Diretoria de Ensino. "Estava preocupada por não saber onde meus filhos iriam estudar. A escola fica muito perto da minha casa. Tenho uma filha que está no 2° ano do ensino médio e um filho que está na 8ª série. Minha filha mais velha, que tem 29 anos, também está no Firmino. Foi uma notícia ótima saber que nada mudará, pois ela é modelo para a cidade. Além das aulas, meus filhos tem outros cursos e estudam no período integral", acrescentou.
A estudante Giovanna Caroline Silva, 16, vai concluir o ensino médio neste ano, mas afirmou que ficou feliz com a notícia da permanência da Firmino na rede estadual. "Fiquei contente pelo meu irmão que ainda estuda, pelos meus amigos do 2° ano e também pelos funcionários, pois têm muitos que trabalham há bastante tempo. O Firmino se diferencia pelos cursos extras, pelo tempo integral e também oferece o EJA (Educação de Jovens e Adultos)", afirmou.
A professora de Ciências Marilda Santos de Barros, 62, avaliou que prevaleceu o bom senso na hora de decidir pela não transferência da escola para a Prefeitura. "Passamos uma semana muito cansativa. O que mais achei estranho foi a justificativa que iriam passar a escola, pois os pais e professores não queriam tempo integral, mas ninguém foi consultado. Só tenho que agradecer o empenho de todos", disse.