A futura Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Ferraz de Vasconcelos deve ser entregue em dois anos e já tem três cursos de graduação tecnológica definidos: Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção Industrial e Processos Metalúrgicos. Nesta semana, foi assinada a Ordem de Início de Serviço (OIS) para a construção da unidade e as primeiras matrículas tem previsão de serem efetuadas em 2018.
A terceira Fatec da região vai ter capacidade para atender até 1.440 alunos até o final da implantação, segundo informações do Centro Paula Souza, órgão que administra as Fatecs e Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paulo. Os cursos que serão ofertados pela unidade foi definido de acordo com a demanda da região. O prazo previsto para a conclusão da obra é de 720 dias.
Em termos de estrutura física, o prédio da faculdade será construído em um terreno de 24,9 mil metros quadrados e a área construída será de 9,9 mil metros quadrados. O local também tem previsão de oferecer 19 laboratórios e 19 salas de aula. A instituição de ensino será abrigada na rua Professor Engenheiro Cláudio Abraão, s/n, no Jardim São João e está orçada em R$ 33 milhões.
Até o momento, o Alto Tietê conta com duas Fatecs, em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba. Suzano também poderá abrigar a quarta Faculdade de Tecnologia do Alto Tietê. A área já foi definida primeiro trimestre deste ano e o prédio deve ser construído na avenida Paulista, paralela com a avenida Mogi das Cruzes. A área na qual a instituição de graduação tecnológica será construída tem 26,5 mil metros quadrados. A Fatec suzanense tem previsão para ter 26 salas de aula e laboratórios informatizados. Os cursos de Gestão de Produção Industrial e Redes de Computadores já foram garantidos pelo Centro Paula Souza para a unidade de ensino tecnológico.