A Secretaria de Estado da Educação criou um novo sistema online para consulta de pais e alunos sobre a matrícula do próximo ano letivo. No portal www.educacao.sp.gov.br é possível conferir quais unidades atenderão estudantes dos ensinos fundamental e médio transferidos após a reorganização. O acesso é individual e requer o número do Registro do Aluno (RA) para garantir o atendimento.
Além da plataforma, aberta 24 horas por dia, as Diretorias de Ensino e as próprias escolas onde os estudantes estão matriculados hoje também podem fornecer as informações. A recomendação da secretaria é que as equipes gestoras recebam o público e tirem as possíveis dúvidas que ainda existam sobre o processo. 
Para aqueles cujas unidades não terão mudanças em 2016, a consulta ficará disponível gradativamente, à medida que as matrículas forem efetuadas. Por isso, a orientação é recorrer ao sistema novamente, até uma semana antes do início das aulas, em fevereiro.
"No último sábado, a secretaria realizou com sucesso o 'Dia E'. Escolas de todas as regiões do Estado estiveram abertas para receber pais, responsáveis e a comunidade. Essas unidades continuam abertas ao longo da semana e estão aptas a dar informações. É preciso que, neste momento, todas as dúvidas sejam respondidas", afirma o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald.