Suzano conquistou o Prêmio Mario Covas, na categoria Inovação em Gestão Municipal - Processos Organizacionais, pela implantação do programa de Combate ao Desperdício de Água, iniciativa da Secretaria de Educação. A cerimônia de premiação aconteceu anteontem, no Palácio dos Bandeirantes. O projeto visa à promoção de hábitos conscientes quanto ao uso da água e, na prática, reduziu consideravelmente o consumo nas escolas do município, possibilitando - somente no primeiro semestre de 2015 - uma economia de R$ 424.802,58.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação (setores Pedagógico e de Manutenção) em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com a pasta, esse projeto introduz uma nova prática de Educação Ambiental, capacitando os professores para transmitir aos alunos, de forma interdisciplinar, os temas relativos ao combate do desperdício de água.
Iniciado em 2013, com a ação Caça Vazamentos - idealizada pelo então diretor do Setor de Manutenção Escolar, Claudinei Galo (hoje secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana), o projeto ganhou força e a temática "uso consciente da água" foi levada para as salas de aula e depois para as comunidades. Para os coordenadores (Isis Pachi, Sueli Stuchi, Alexandre Miranda e Paulo Brito), foi justamente esse o grande diferencial do programa, que conseguiu conscientizar estudantes e seus familiares.
"Temos as atividades pedagógicas, mas esse programa pode ser aplicado em qualquer local, seja na própria escola, na casa do aluno e em prédios públicos e comerciais. Além disso, são feitas análises e acompanhamento de consumo, bem como verificação e manutenção preventiva de vazamentos (exames prediais), que têm sido executadas desde 2013 pelo Setor de Manutenção Escolar", explicou Galo.
O secretário de Educação, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, destacou a importância dessa iniciativa e elogiou o envolvimento dos profissionais da rede municipal, bem como dos alunos, no projeto. "É uma grande honra receber esse prêmio. Suzano sempre se preocupou com a questão da preservação dos recursos naturais, tanto que já executava um trabalho visionário de combate ao desperdício de água, antes mesmo da crise hídrica. Conscientizar nossas crianças é plantar a semente da transformação".
Prêmio
O Prêmio Mario Covas tem o objetivo de reconhecer ações inovadoras que introduzam ou aprimorem uma prática de modo a gerar melhorias nos processos organizacionais, ou na prestação de serviços públicos, ou, ainda, em uma política pública. Também se espera das iniciativas premiadas que sejam passíveis de difusão a novos contextos e por novos atores sociais e que gerem consequências efetivas às pessoas.